Se você trabalha com Kubernetes no dia a dia, sabe que escolher as ferramentas certas pode te ajudar muito a otimizar o trabalho. Caso contrário gerenciar seu kubernetes pode virar uma dor de cabeça. Neste post, compartilho as ferramentas que uso diariamente para tornar a gestão de clusters Kubernetes mais produtiva, segura e eficiente.
🎨 kubecolor – Saídas do Kubectl com Cores#
O kubecolor adiciona cores na saída do kubectl, tornando a leitura muito mais fácil. Campos importantes como status, nomes, namespaces e erros ficam destacados, agilizando a interpretação de informações no terminal. A ferramenta mantém a sintaxe padrão dos comandos kubectl.
Instalação:#
Instalação em um sistema Linux baseado em debian:
sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-transport-https wget --yes
wget -O /tmp/kubecolor.deb https://kubecolor.github.io/packages/deb/pool/main/k/kubecolor/kubecolor_$(wget -q -O- https://kubecolor.github.io/packages/deb/version)_$(dpkg --print-architecture).deb
sudo dpkg -i /tmp/kubecolor.deb
sudo apt update
Exemplo de utilização:#
kubecolor get pods -n default
kubecolor describe svc meu-servico
kubecolor get nodes
Imagens:#
🔄 kubectx – Gerenciando Contextos Facilmente#
O kubectx permite alternar rapidamente entre diferentes contextos de clusters. Para quem trabalha com múltiplos clusters ou ambientes (dev, staging, produção), ele é uma mão na roda. Esqueça comandos longos para alterar contextos — com kubectx é questão de um simples comando.
Exemplos#
kubectx
kubectx nome-do-contexto
kubectx -
📦 kubens – Troca Rápida de Namespaces#
Complementando o kubectx, o kubens permite alternar rapidamente entre namespaces dentro de um cluster Kubernetes. Ideal para quem lida com ambientes organizados por namespace, evitando esquecer o sempre esquecível –namespace.
Exemplos#
kubens
kubens nome-do-contexto
kubens -
📜 stern – Logs de Múltiplos Pods em Tempo Real#
O stern facilita muito para acompanhar os logs dos pods. Ele tem suporte a filtros por namespace, labels ou padrões regex, ele agrupa logs coloridos em tempo real, facilitando muito o troubleshooting em aplicações distribuídas com múltiplas réplicas.
Exemplos#
Exemplo do comando para acompanhar os logs de todos os pods com nome que contém api:
stern api
Logs de um deployment específico em um namespace:
stern backend -n producao
Usar expressão regular para múltiplos pods:
stern "api|backend"
Filtrar por containers específicos dentro do pod:
stern api -c container1 -c container2
👁️ Lens – O Dashboard Completo para Kubernetes#
O Lens é uma das melhores ferramentas gráficas para Kubernetes, ela oferece uma visão detalhada dos clusters, workloads, rede, storage e muito mais. Ela tem uma interface simples e intuitiva. Permite executar comandos, gerenciar recursos e monitorar clusters de forma visual e muito bem organizada.
Para baixar e instalar acesse https://k8slens.dev
🧠 Aptakube – Leve, Rápido e Multicluster#
Agora vou falar de uma ferramenta que infelizmente não é free ou opensource, mas que me surpreendeu e muito pela simplicidade e eficiência. Mesmo sendo uma ferramenta paga para quem usa Kubernetes no dia a dia pode ser uma excelente ferramenta de trabalho.
O Aptakube tem uma ferramenta visualmente muito bonito e com recursos que torna a tudo mais simples. Suporta a conexão em múltiplos clusters ao mesmo tempo, visualização de logs eficiente, fácil entendimento dos recursos, além de um editor de YAML embutido muito parecido com vscode. Ah ainda é possível comparar arquivos yamls de clusters diferentes (muito prático).
Se achou interessante pode baixar e testar por 15 dias e usando meu link ainda pode ajudar essa pessoa que vos escreve https://aptakube.com/?ref=sidneiweber
⚙️ Plugins ZSH para Kubernetes – Terminal Turbo#
Se você usa ZSH, há uma série de plugins também pode ajudar a tornar a experiência com Kubernetes muito mais produtiva:
- kubectl autocomplete: Autocompleta recursos, comandos e namespaces.
- kube-ps1: Exibe o contexto e namespace atual diretamente no seu prompt, evitando comandos no cluster errado.
👉 Resultado no prompt:
[cluster:namespace] ➜
- kubectl: Cria atalhos inteligentes para operações comuns.
💡 Conclusão#
Essas ferramentas ajudam a transformar a gestão do Kubernetes em algo muito mais produtivo, intuitivo e seguro. Seja você um desenvolvedor, um SRE ou um DevOps, incorporar esses utilitários no seu dia a dia faz toda a diferença.