Monitoramento via TCP no Nagios

Hoje vamos dar seguinte a configuração do Nagios que instalamos um tempo atrás.

Iniciaremos por um dos monitramentos mais simples que é o monitoramento via TCP, caso tennha alguns sites e queira monitorar caso algum deles caia, será muito útil.

Bom a estrutura do Nagios é bem simples mas não mostrarei hoje, para melhorar nos organizarmos vamos criar um arquivo de template próprio, dentro da pasta /usr/local/nagios/etc. Aqui no meu caso crei o arquivo templatesNagios.cfg. Já com o template do servico de monitoramento e templates para monitorar linux, windows e hosts de rede.

Feito isso precisamos adicionar nosso arquivo de configuração no arquivo /usr/local/nagios/etc/nagios.cfg

Agora dentro da pasta /usr/local/nagios/etc/ criaremos a pasta network, onde adicionaremos todos os nossos hosts para monitoramento via TCP. Criaremos em outro momento uma pasta linux e uma windows, ficando muito mais organizada nossas configurações. Também precisamos adicionar esse caminho no arquivo /usr/local/nagios/etc/nagios.cfg

Dentro da pasta network vamos criar nosso primeiro host para monitorar. Vou criar o arquivo sidneiweber.cfg com o conteúdo abaixo. As opções são auto explicativas, mas comentei para facilitar o entendimento.

Após essa configuração basta verificar se está tudo configurado sem erros com o comando:

Se não retornar nenhum erro, basta iniciar o serviço do nagios:

Caso o serviço já esteja rodando e precise reiniciar, eu faço da seguinte maneira:

Pronto, primeiro serviço monitorado, e isso pode ser feito com qualquer site ou serviço de ping, uma monitoração simples, mas não deixa de ser um monitoramento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *